sexta-feira, 24 de junho de 2011

MATÉRIA DA FOLHA "São João na Feira"






A cidade de Boqueirão, no Cariri da Paraíba, abriu os festejos juninos no último dia 18 de junho com o tradicional “São João na Feira”. A festa acontece num clima de muita alegria com apresentações de quadrilhas juninas, aboiadores, trios de forró, repentistas, etc.
A programação da feira, vai até o próximo dia 02 de Julho onde ocorrerá a quadrilha dos feirantes e o descontraído casamento matuto. Ainda na programação, haverá uma missa de São João que deverá reunir todos os comerciantes do mercado para celebrar o seu padroeiro.
O objetivo da festa dos feirantes é atrair o público para o mercado, aumentar as vendas e resgatar a cultura local. No período junino a feira é ornamentada com detalhes de chita e bandeirolas, reproduzindo um verdadeiro arraiá.
O idealizador do Projeto foi o Secretário de Desenvolvimento do Município, Paulo da Mata, que em parceria com a Associação dos Feirantes implantaram o projeto em 2005, o sucesso foi tanto que todos os anos o evento se repete. “O nosso trabalho aqui na feira tem influenciado até o empresariado local, que tem se preocupado em recepcionar seus clientes com festa junina, trios de forró e comidas típicas.” Afirmou Paulo.
Quem anda em Boqueirão aos sábados percebe que vários mercadinhos e supermercados seguiram o exemplo dos feirantes promovendo atrativos para seus clientes, uma concorrência salutar entre empresários e feirantes onde quem sai ganhando é a cidade.

Um Pouco da História

A feira da cidade das águas recebeu a implantação do projeto de modernização dos mercados públicos em 2005 e conta com uma enorme variedade de produtos como: vestuário, lanches, produtos de consumo, etc.
Ainda pode ser encontrado na feira produtos de nomes engraçados que não se encontram em supermercados e “delicatessen”, tais como: cangalha, cambito, abano, ancoreta, picado de bode, moela torrada e bicada de brejeira.
Ainda há a conhecida pechincha, coisa que não tem em outros tipos de comércios. Se for comprar um produto na feira e pedir um desconto, você pode conseguir e economizar seu dinheiro, isso é a pechincha.
A feira de Boqueirão conta com aproximadamente 140 pontos de vendas, gerando ocupação direta para cerca de três pessoas por ponto. Estima-se que a feira recebe a visita de cerca de dez mil pessoas semanalmente.