Aspectos Históricos do Município

A cidade de Boqueirão teve sua origem na aldeia implantada pelo bandeirante baiano Teodósio de Oliveira Lêdo por volta de 1670, onde fundou a vila de Boqueirão a qual foi incorporada a propriedades onde hoje é Cabaceiras. Em síntese, a economia de Boqueirão perpassa os séculos XVIII a XIX e metade do século XX com a atividade criatório associado às culturas de subsistência e do algodão. O baixo nível de tecnologia das forças produtivas impediu que Boqueirão se desenvolvesse, permanecendo como vila por muito tempo. Só a partir da década de 1950, é que um acontecimento de grande envergadura, a construção do açude de Boqueirão, barrando o leito do Rio Paraíba perto da Serra de Carnoió, iniciou o processo de transformação da vila, bem como revolucionou as atividades agropecuárias, provocando mudanças sócio-econômicas na região e que repercutem até o presente.
 Com a evolução da vila, propiciada pela construção do açude e a sua projeção a nível local e regional, os habitantes reivindicaram a sua emancipação política da cidade de Cabaceiras, o que acabou acontecendo em 30 de abril de 1959, pela Lei nº. 2.078 de 30.04.59. Emancipada a vila de Boqueirão, as autoridades locais e a comunidade trataram de proporcionar as condições mínimas para o desenvolvimento necessário ao pleno funcionamento da cidade. Pesquisas recentes mostram que primeiro a lei eleva a condição de cidade a vila de Carnoió e só depois, em 1961 é que uma nova lai modifica o nome da Cidade de Carnoió para Cidade de Boqueirão.
Por vários anos a cidade ficou conhecida como Boqueirão de Cabaceiras.
É preciso mencionar que esse é apenas um lampejo da História oficial do município de Boqueirão. Há certamente outros nuances que iremos comentar brevemente, pois a história não começou com a chegada dos “brancos” e preciso reconhecer a importância histórica dos “nativos” que viveram nessa região há vários anos. É preciso pesquisar, quem sabe, a formação desse território que certamente antecedeu a chegada dos hominídeos, etc. Sobre esse tema, certamente, será o nosso próximo encontro.

Levantamento Sócio Econômico

O município de Boqueirão está localizado na Mesorregião da Borborema, Microrregião dos Cariris velhos da Paraíba, tem uma população de aproximadamente 16.000(dezesseis mil) habitantes e dista da Capital cerca de 170 Km e 44 Km da Campina Grande. Sua principal via de acesso é pela BR-104 que liga Campina Grande a Queimadas .
O município de Boqueirão possui 395 KM² e uma altitude média de 550m. Tem uma população de aproximadamente 16.000(dezesseis mil) habitantes. Limitando-se ao Norte com Campina Grande e Boa Vista; ao Sul com Barra de Santana e Riacho de Santo Antônio; ao Oeste com Cabaceiras e a Leste com Caturité.
A cidade dispõe também de uma agência do Banco do Brasil, uma Casa Lotérica onde são oferecidos serviços básicos da Caixa Econômica Federal, e de uma agencia dos correios com serviços do Banco Postal do Bradesco.
Vários são os estabelecimentos de hotéis restaurantes, que oferecem todo um conforto às pessoas que visitam a cidade das águas para se divertir e apreciar as belezas naturais desse pedaço do Cariri.
Suas principais fontes de renda são provenientes da Agricultura e pecuária, seguidos do comércio, da tecelagem e do turismo.
A agricultura, principalmente a agricultura familiar responde por cerca de 60% da economia do município, tendo aproximadamente 800 famílias trabalhando nessa atividade.
A produção rural do nosso município também é bastante representativa, mesmo se tratando de uma região localizada no centro da semi-aridez nordestina, Boqueirão tem uma produção de leite diária de aproximadamente 20 mil litros, destinados em sua grande maioria ao programa “Fome Zero” do Governo Federal.
O município tem um rebanho de cerca de 8.000 cabeças de gado bovino, 6.800 de caprinos e 2.100 de ovinos. Tem também uma área de palma forrageira de aproximadamente 4.000 ha, 300 ha de capim sorgo, dentre outros. (fonte: EMATER local)
Consorciado com a pecuária de leite os pequenos produtores cultivam uma agricultura de subsistência de milho, feijão, fava e milho sorgo para ração animal.
Vale salientar também que a produção de leite do município não é beneficiada no nosso município, esta indo para indústrias de beneficiamento no vizinho município de Caturité, o qual possui duas usinas que vem absorvendo toda produção da região.
Ultimamente a Prefeitura Municipal de Boqueirão vem desenvolvido trabalhos nos mais diversos setores da economia do município, dente eles se destacam a organização do comércio, incentivo à produção têxtil etc. Dentre os projetos que tem demonstrado grande sucesso, está um voltado para o artesanato cujo objetivo é estruturar o setor de modo a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo de produção.
O Prefeito Municipal de Boqueirão Carlos José tem sido articulador no sentido de atrair parceiros para os diversos projetos desenvolvidos na cidade. Várias são as instituições que vem colaborando para com a feitura e a implantação dessas ações no município.

Paulo da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário